James Webb identifica jato em Júpiter duas vezes mais rápido que o pior furacão na Terra

James Webb identifica jato em Júpiter duas vezes mais rápido que o pior furacão na Terra
James Webb identifica jato em Júpiter duas vezes mais rápido que o pior furacão na Terra (NASA, ESA, CSA, STScI, R. Hueso (University of the Basque Country), I. de Pater (University of California, Berkeley), T. Fouchet (Observatory of Paris), L. Fletcher (University of Leicester), M. Wong (University of California, Berkeley), J. DePasquale (STScI))

O Telescópio Espacial James Webb fez uma descoberta surpreendente na atmosfera de Júpiter, ao identificar uma corrente de jato, ao seja, uma corrente de ar, se movendo em alta velocidade na região equatorial do planeta.

+Sonda da NASA registra fotos fascinantes de lua de Júpiter
+Confira fotos incríveis do eclipse solar visto do espaço
+Meta anuncia enquetes nos comentários do Instagram

O jato identificado se estende por mais de 4.800 quilômetros de largura sobre o equador de Júpiter, e está localizado a cerca de 40 quilômetros acima das nuvens. Além de se mover a uma velocidade de cerca de 515 quilômetros por hora, o dobro dos ventos de um furacão de categoria 5 na Terra.

Graças a captura do James Webb, o jato super rápido pode revelar esclarecimentos sobre as camadas da atmosfera de Júpiter, ajudando os cientistas a entender melhor as suas interações.

Back to top